Neste meu tempo de caminho em Deus estou convencido de que um dos fatores mais importantes que precisamos viver em nossa vida é o processo de Cura Interior.
Quando trilhamos este caminho de uma profunda Cura Interior vamos descobrindo as fontes dos males mais significativos que nos afligem e ai precisamos então buscar os meios necessários para que estes males possam ser definitivamente sanados em nossas vidas.
Tenho aprendido com Padre Rufus que por diversas vezes uma cura espiritual não acontece sem que antes a pessoa passe por uma profunda Cura Interior; pois caso contrario a pessoa poderá continuar em seus hábitos compulsivos de pecar.
Um exemplo muito claro é no caso de um viciado em drogas, será muito difícil ele alcançar a sua cura definitiva a menos que ele seja curado interiormente das causas que o levaram ao vicio das drogas.
Padre Rufus nos ensina que: “A Cura Interior é uma espécie de chave para a cura total da pessoa. Da mesma forma sem a Cura Interior, não é possível ser curado de doenças físicas, tampouco experimentar a libertação.”
Por isso achei importante destacar alguns passos que poderemos de forma concreta iniciarmos em nosso processo de Cura Interior. Uma coisa muito importante quando entramos neste processo de Cura Interior é que nada pode ser desvalorizado ou deixado passar, tudo deve ser levado muito a serio, pois é a partir destes fatos que conseguiremos uma vida em plena liberdade!
Três passos podem ser enumerados para iniciarmos o nosso caminho para a Cura Interior:
- O primeiro passo é reconhecer que há uma necessidade de Cura Interior, e descobrir em qual área da sua vida que esta cura precisa atuar. É o momento do diagnostico. É necessário que a pessoa se observe, observe a sua vida, procure também outras pessoas para ajuda – la e conte com a principal ajuda para este diagnostico que é a inspiração do Espirito Santo.
E você pode se perguntar: Como descobrir o problema que de fato eu tenho?
A resposta, encontramos na própria medicina, naquilo que vemos nos consultórios médicos.
A nossa primeira atitude é pararmos e examinarmos todos os sintomas que trazemos que possam estar ligados aquilo que entendemos que seja o nosso problema. É importante que os sintomas físicos e emocionais sejam também examinados. É necessário averiguar sintomas como: cansaço, tristeza, inveja, ciúmes, raiva, e assim por diante, pois estes sintomas facilitam a identificação do problema.
É necessário um cuidado com o diagnostico para o conhecimento do todos os sintomas.
- O segundo passo é remover os bloqueios para a Cura Interior. Para se chegar a Cura é necessário um diagnostico correto dos sintomas emocionais relacionados no primeiro passo.
Padre Rufus nos ajuda dizendo que, a experiência indica que existem quatro principais sintomas emocionais na qual precisamos ir a fundo e entendermos pela qual destes sintomas emocionais estão surgindo os sintomas físicos ou mesmo emocionais do diagnostico do primeiro passo.
São eles:
- Sentimento de Rejeição: Geralmente ele acontece de nossos relacionamentos com outras pessoas, sendo mais acentuado quando estas pessoas nos são muito próximos ou temos algum tipo de laço de sangue com ela.
A rejeição acontece quando sentimos que não somos amados ou respeitados por quem nos é importante e por quem amamos. Isso não significa que de fato estas pessoas não nos amem ou nos faltem com respeito, mas nós nos sentimos assim, não sentimos esse amor.
Não devemos culpar ninguém por isso, isso é muito importante dentro do nosso processo de cura.
- Sentimento de Inferioridade: Este sentimento diz do relacionamento com nós mesmos. Geralmente quando vivemos o processo de comparações. Comparações com os irmãos, com colegas de escola ou até mesmo com outras pessoas. “Você não é tão inteligente como seu irmão”, “Você é muito lento, vou pedir para outra pessoa fazer isso…”ou ainda palavras do tipo: ” Você é burro….Você é incapaz de fazer isso…”
Com isso começamos a nos ver de maneira inferior as pessoas, a termos uma autopiedade e pode – se chegar ao sentimento de ódio contra mim mesmo e em seu extremo a autodestruição.
- Sentimento de Culpa: Este sentimento geralmente nasce quando cometemos muitos erros e sentimos que por causa dos mesmos nem Deus nos perdoará, e deixará de nos amar. O sentimento de culpa é algo terrível!
A Bíblia nos ensina que: “Se vossos pecados forem vermelhos como escarlate, ficarão brancos como a neve” (Is 1,18)
Em Jeremias é dito: “Já terei perdoado suas culpas, de seu pecado nunca mais me lembrarei.” (Jr 31, 34)
E ainda São Paulo nos diz: “Em Cristo Jesus não há mais condenação.” ( Rm 8, 1-2)
- Sentimento de Medo: Não diz respeito a medos comuns que provem de situações adversas que nos acontece, medos sem uma certa logica, sem razão, como por exemplo, o meod do escuro, medo de doenças como câncer, a Aids, medo de estar no meio de uma multidão, medo da solidão, medo até mesmo de respirar por causa das bactérias no ar.
E como este medo chega em nosso vida? Geralmente por aquilo que escutamos de outras pessoas, e então começamos a ter estes medos.
Por isso a bíblia repete mais de 360 vezes: “Não tenhais medo. Nada temais.”
Estas são as quatro principais áreas que precisam de Cura Interior. Por isso é necessária a oração e a luz do Espirito Santo para que iluminando as áreas escuras de nossa vida possamos identificar a causa dos problemas que hoje trazemos.
E chegamos exatamente no terceiro passo que é a oração. Identificados os sintomas e discernidos de onde estão surgindo, é o momento de rezarmos e pedirmos a Deus pela nossa cura, pela cura da nossa historia. É necessário permitirmos que Deus por meio do Espirito atue livremente em nós para nos curar.
Já temos um bom material para iniciarmos a nossa caminhada rumo a nossa Cura Interior. Não vamos esquecer que isso exige muito esforço e querer da nossa parte. Deus nada fará se não fizermos o mínimo que cabe a cada um de nós!
Espero que você possa partilhar os resultados desta sua busca!
Deus o abençoe!
Author: livresdetodomal
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário