O Anjo, na oração que ensinou e noutros ensinamentos que fez, fala de pecados, de ultrajes ,sacrilégios e indiferenças, fala da conversão de pecadores, pede reparação para os crimes, fala de homens ingratos. Fazer uma relação entre a Trindade Santa e o pecado, o nosso e o do mundo ,é modo de actualizar a mensagem que o Santuário nos quer transmitir este ano.O pecado, qualquer que ele seja, mais que uma falta à lei,aos mandamentos de Deus ou da Igreja, é um atentado ao amor,um atentado a pessoas.
Uma negação à aliança de amor que a Trindade quis fazer connosco.
Por isso o Anjo falou em “consolar o nosso Deus”.
Pecado é negação ao amor, é traição ao amor, é infidelidade a Deus, que é Amor.
Deus Pai criou-nos por amor e para amar. Para amar a Ele e aos outros. Quando algum de nós peca está a negar esse amor que o Pai merece e tem direito aesperar de nós. Quando o rei David pecou, houve este queixume: “O meu eleito traiu-Me”. O pecado é traição ao amor, é não corresponder ao sonho de fidelidade que o Pai tem a nosso respeito,não dizer sim ao projecto amoroso da sua aliança. Ao pecar,é o Pai que nós ofendemos.Mas o pecado é também negação,atentado ao amor de Jesus ,Deus Filho. Ele amou-nos eentregou-Se por nós. Ao pecar ,vamos traindo como Judas ou negando como Pedro. Jesus foi feito pecado e maldito na Cruz e nós não correspondemos a esse amor, não aceitamos fazer um caminho de fidelidade ao sangue derramado por Ele. O Crucificado foi até à loucura máximado amor.
Pecar é não ser fiel a este Jesus, Redentor e Salvador ,no hoje da nossa vida.O Espírito Santo habita o nosso ser. Somos templos doEspírito. Por isso, S. Paulo, ao exortar-nos à fidelidade do amor,afirmou: “não contristeis o EspíritoSanto que habita em vós”.
Pecar é um atentado ao Espírito,é contristar o Espírito, é negar ao Espírito o amor que merece de cada um de nós. No santuário do nosso ser, o Espírito que nos habita ,fica entristecido, segundo S. Paulo, quando nós pecamos.
O pecado é, pois, um atentado ao amor trinitário, uma negação de amor a cada Pessoada Trindade, uma ofensa ao amor louco e apaixonado que cada Pessoa divina tem por nós.
Daqui nasceu o apelo do Anjo: “consolai o vosso Deus”. Este Deus é Família divina , com três Pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
P. Dário Pedroso
Jornal, Voz da Fatima.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário