Hoje começa o mês de Março, carinhosamente conhecido também como mês de São José, por conta de sua Solenidade no dia 19.
Além de Esposo da Bem-aventurada Virgem Maria (título na dita Solenidade), o grande santo é pai terreno de Nosso Senhor e Patrono da Santa Igreja. Foi, aliás, durante o Concílio Vaticano I que São José foi declarado Patrono da Igreja Católica, posto que, tendo cuidado tão bem da Cabeça da Igreja, que é Cristo, certamente cuidaria muito bem de todo o Corpo.
Segue uma bela oração composta pelo Papa Leão XIII:
A vós, São José, recorremos em nossa tribulação e, depois de ter implorado o auxílio de Vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade, que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno para a herança que Jesus conquistou com seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, a raça eleita de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, ó Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, ó nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; assim como outrora salvastes da morte a vida do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas de seus inimigos e contra toda adversidade. Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo, e sustentados com vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Assim seja.
Glorioso São José, Pai e Protetor das virgens, guarda fiel, a quem Deus confiou Jesus Cristo, a própria inocência, e Maria a Virgem das Virgens! Eu vos peço e vos rogo por Jesus e Maria, esse dúplice depósito que vos foi feito tão querido, que me livreis de toda a mancha e que com a alma incontaminada, o coração puro e o corpo casto, sirva constantemente a Jesus e Maria. Amen.
Sem comentários:
Enviar um comentário